ASMA

22.09.2017

 

A asma é uma das doenças crônicas mais comuns de todo o mundo. No Brasil, cerca de 30 em cada 100 crianças apresentam crise de asma em algum momento de sua vida. Essa doença é a principal causa de hospitalizações em crianças.

 

O que é asma?

 

A asma é uma inflamação crônica do pulmão que provoca um estreitamento (diminuição) dos canais de respiração (brônquios), causando tosse e dificuldade para respirar. Os tecidos do pulmão ficam irritados, vermelhos e inchados, além de mais sensíveis às partículas inaladas.

 

Como se manifesta?

 

Na maioria das vezes, as crises começam na infância, podendo começar em qualquer idade. A criança apresenta episódios repetidos (crises) de tosse, sibilância (chiado), respiração rápida, falta de ar, aumento da produção do catarro e aperto no peito. O paciente pode ter todos ou apenas um dos sintomas, que podem desaparecer sem interferência ou com o tratamento. Pode ocorrer também tosse durante o sono ou durante exercícios. A intensidade dos sintomas varia de pessoa para pessoa.

 

O que provoca a crise?

 

A criança asmática tem a via aérea mais sensível a algumas substâncias que ficam misturadas ao ar. A pessoa asmática pode (ou não) piorar se exposta a: mudanças no clima, infecções virais (gripes), alergias a diversos produtos (mofo, pêlos de animais) ou irritação nos brônquios (perfume, fumaça de cigarro). Alguns remédios e alterações emocionais (ansiedade) também podem provocar as crises.

 

É a mesma coisa que bronquite?

 

Na criança não existe diferença entre asma e bronquite. Vários outros nomes são dados para a mesma doença: bronquite asmática, bronquite alérgica, etc.

Comumente se usa o termo “asma”, para não criar dúvidas para a criança e a família.

 

Como se faz o diagnóstico?

 

O diagnóstico é feito pelos sintomas que a criança apresenta e pelo exame pediátrico. Os testes de função pulmonar podem ajudar.

 

Porque devemos fazer tratamento?

 

A principal razão de se fazer tratamento para asma é que, embora esta doença ainda não tenha cura, é possível diminuir o número e a intensidade das crises, assim como o sofrimento das crianças com internações e as consultas em emergência.

 

Qual o objetivo do tratamento?

 

O objetivo do tratamento é possibilitar uma vida normal para a criança asmática, mesmo que para isto seja necessário usar medicamentos diariamente.

 

Como se faz o tratamento?

 

É importante ter em mente que tratar asma não é somente tratar crises! Deve-se também cuidar do ambiente e, em casos selecionados, usar medicações para prevenir as crises.

 

Medicamentos:

 

Broncodilatadores ou de alívio: provocam dilatação dos brônquios para alívio dos sintomas.

Antiinflamatórios: tratam a causa da asma (inflamação).

 

Os medicamentos são usados, de preferência, na forma inalatória (sprays, aerossóis

ou “bombinhas”) para atingir o lugar que a asma afeta (os brônquios). Desta forma, a ação é mais rápida, a dosagem é muito menor e os efeitos colaterais são menores do que quando são usados comprimidos ou xaropes. Os corticóides podem ser usados, com cautela, por via oral e por períodos curtos durante as crises mais fortes.

 

Controle de ambiente:

 

Deve-se evitar cigarro, mofo, fumaça, inseticidas, travesseiros e acolchoados de pena, objetos que acumulem pó (tapetes, bichinhos de pelúcia), plantas e animais dentro de casa (gato, cachorro, pássaros).

 

Tratamento de crise:

 

A maioria das crianças pode e deve ser tratada em casa, sendo que tratamento deve ser iniciado o mais precocemente possível, para impedir que a crise piore. O atraso no início do uso de medicação de crise pode fazer com que a crise fique mais forte, e a criança tenha que usar mais medicações por mais tempo.

 

Quando se deve procurar a emergência?

 

Quando a crise é forte e não está melhorando com a medicação. Se a criança não conseguir falar uma frase completa, apresentar lábios roxos, ou estiver muito agitada, pode estar faltando oxigênio e, portanto, a criança não pode mais ser tratada em casa.

 

A criança asmática tem direito a uma vida normal!

 

Fonte: SPRS

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Destacados

Dicas para escolher o pediatra ideal

September 22, 2017

1/3
Please reload

Procure por Tags
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook Black Round

Conversando com os pais

Av. Protasio Alves, 2715 SL 1101

Porto Alegre / RS

Tel: (51) 3334-0296

zepaulo1963@gmail.com