6 Dicas para resolver conflitos com nossos filhos

22.09.2017

 

De acordo com o dito popular  “quando um não quer , dois não brigam”, só existe briga quando temos duas pessoas  envolvidas. Aqui seguem algumas dicas de como driblarmos estas situações no dia a dia com nossos filhos:   


1. Dê um tempo


Respire fundo e  “conte até 10” tente  evitar a reação que pode inflamar a discussão. Fazer uma pausa pode ser: “Vou  dar uma volta para não brigar, dizer vou conversar contigo quando estivermos mais calmos”. A solução dos problemas não precisa ser imediata, geralmente, as decisões de cabeça quente são piores.


2. Veja o outro Lado


Tente se colocar no lugar de seu filho e entender o porquê de sua reação. Se você fizer isso de forma consistente, com o tempo, você entenderá  melhor o  seu filho, em vez de se irritar e brigar direto. Isso requer prática e paciência com tempo pode se tornar um hábito positivo.


3. Encontre o senso comum   

 

Pense nos pontos  que vocês concordam e que podem servir para uma comunicação melhor. Veja se você pode superar os pensamentos negativos com os pontos  positivos,  vai ser muito mais fácil resolver conflitos desta maneira. Você deve lembrá-lo  que vocês são uma familia, não inimigos.


4. Realmente escute


É natural querer explicar o seu lado, porém, ser defensivo prejudica a comunicação e atrapalha uma tentativa de aproximação. Sente-se e absorva o que seu filho está dizendo, faça perguntas sobre o ponto de vista dele. Repita de volta o que ele está dizendo, a fim de esclarecer se você está compreendendo  corretamente. Isso diminuirá a hostilidade e mostrará que  você realmente se importa com o que ele está  pensando e sentindo.


5. Acordos,  quando possível


Se possível, tente um acordo. Há momentos em que é importante manter sua posição, mas, na maioria das vezes, é possível  encontrar uma saída que possa, eventualmente, funcionar para todos. Trabalhar juntos para encontrar uma solução mostra maturidade e aproxima a família.


6. Relaxe    

 

Quando a situação não tem solução, solucionada está. Se você está em conflito com seu filho, alguém que é importante para você, lembre-se de que o relacionamento vale mais do que provar que se está certo. Relaxe  e continue. Raramente vale a pena vencer um argumento e  perder um relacionamento importante no processo.
É importante entender que nem todos os problemas familiares  podem ser resolvidos facilmente. Eventualmente, precisaremos de ajuda externa para que possamos  arrumar a casa direitinho.  Lembre-se: nossos filhos não tem preço e algum esforço e sacrificio valem a pena.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Destacados

Dicas para escolher o pediatra ideal

September 22, 2017

1/3
Please reload

Procure por Tags
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook Black Round

Conversando com os pais

Av. Protasio Alves, 2715 SL 1101

Porto Alegre / RS

Tel: (51) 3334-0296

zepaulo1963@gmail.com