top of page

Morte súbita do lactente. O que é isto?


A Síndrome da Morte Súbita do Lactente (SMSL) é a morte súbita e inesperada, durante o sono, de criança com menos de 1 ano de idade,em que a história clínica, o exame físico, a necropsia não demonstram a causa específica para o óbito. Ainda não se sabe a verdadeira causa desta doença. É muito rara, mas causa preocupação em muitas mães e pais.

Características:

• Idade: é rara abaixo de 1 mês. O maior risco é entre 2 e 5 meses.

• Sexo: predomina em meninos (60% dos casos).

• Racial: 1,5 a 2 vezes mais incidente entre índios e negros do que na raça branca.

• Mãe e bebê compartilhando o mesmo leito: não há indícios de que aumenta a SMSL. No entanto, há o risco de asfixia por compressão do tórax ou face, ou de esmagamento (isto não é SMSL, mas não se recomenda que a criança durma na mesma cama que os pais

• Prematuridade e baixo peso de nascimento: 3,5 vezes mais chance com o peso ao nascer abaixo de 1.500 g, e 2,5 vezes mais chance quando entre 1.500 e 2.500 g

. Tabagismo materno: incidência 3 vezes maior – o risco para o tabagismo durante a gravidez e após o parto é o mesmo, ou seja, persiste igual mesmo quando a mãe pára de fumar após o nascimento do bebê.

• Irmãos: quando ocorre a SMSL em uma família, os futuros irmãos têm chance 3 a 5 vezes maior de repetir a SMSL, quando comparados à população geral. O simples fato de não ser o primogênito e ter irmãos mais velhos, significa um risco um pouco menor de SMSL.

COMO PREVENIR

· Colocar o recém-nascido em posição para dormir exclusivamente de barriga para cima. Não deve dormir de barriga para baixo. Evitar, inclusive a posição lateral.

· Utilizar colchão firme. Evitar colchão macio. Não usar travesseiro, mantas soltas ou bicho de pelúcia sobre o berço. Deixar o berço o mais "livre" possível.

· Em dias frios, usar de preferência “saco de dormir”.

· Se usar cobertor, prender as bordas laterais sob o colchão.

· O berço pode ficar próximo à cama do casal. Não colocar o bebê para dormir na cama com os pais.

· Não fumar.

Fonte : AAP


Posts Destacados
bottom of page