top of page

Quais os testes que devem ser realizados no meu bebê logo após o nascimento?


Logo após o nascimento, ainda na maternidade são realizados alguns testes no recém-nascido. São eles: Teste do olhinho, teste da orelhinha, teste do coraçãozinho. Entre o 3° e o 5° dia de vida também é realizado o teste do pezinho. Vamos conhecê-los melhor

O que é o Teste do Olhinho? Como é feito e para que serve?

O teste do olhinho, também conhecido como Teste do Reflexo Vermelho deve ser feito na primeira semana de vida do recém-nascido, de preferência ainda na maternidade, mas também pode ser realizado na primeira consulta com o pediatra. O teste serve para diagnosticar precocemente doenças de visão no bebê, como catarata congênita, tumor ou glaucoma.

O teste do olhinho é um exame simples, rápido e indolor, sendo realizado geralmente pelo pediatra através de uma fonte luminosa que se projeta através dos olhos do recém-nascido. A luz precisa passar pelo cristalino (equivalente à lente do olho). Quando essa luz é refletida, geralmente de cor vermelha ou alaranjada indica que o teste está ok.

No entanto, quando a luz refletida é esbranquiçada ou de forma diferente entre os olhos, deve-se fazer uma avaliação com o oftalmologista para investigar melhor.

Quando devo testar a visão de meu bebê de novo?

Caso não tenha historia familiar de doenças visuais pode ser avaliado pelo oftalmologista no primeiro ano de vida e este recomendará, se necessário futuras avaliações.

Como saber se meu filho está enxergando adequadamente?

Alem do teste do olhinho é importante que os pais, em parceria com o pediatra acompanhem o desenvolvimento visual de seu filho, se acompanha o movimento de objetos e luzes, ou, se apresenta fotos em que os olhos da criança refletem luz branca ou observa-se a presença de olhos estrábicos (popularmente chamados de vesgos).

Na presença desses sinais, deve-se levar a criança para fazer exames com o oftalmologista, facilitando a identificação do problema e o tratamento adequado para prevenir problemas mais graves, como a cegueira.

O teste do olhinho e a avaliação visual deve ser incluído na avaliação de toda criança, desde o nascimento até os três anos de idade. Solicite o “teste do reflexo vermelho” também na primeira consulta do bebê depois de deixar o hospital. A visão é muito importante para a qualidade de vida da criança, e a detecção precoce é o melhor caminho para o sucesso de qualquer tratamento.

O que é o Teste da Orelhinha

Muito se fala do teste da orelhinha, mas quando ele deve ser feito e para que serve?

Sabemos que a audição é um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento completo da criança. O bebê já escuta desde pequeno, antes mesmo de nascer, por volta do quinto mês de gestação. Ele ouve e reconhece a voz e os sons do corpo da mãe.

A audição é fundamental para o desenvolvimento da linguagem, pois perdas na capacidade auditiva, mesmo que pequenas, atrapalham a criança na aquisição da fala.

O teste da orelhinha ou “exame de emissões otoacústicas evocadas” é um método simples e moderno para detectar problemas auditivos nos recém-nascidos. O exame consiste na produção de um estímulo sonoro e na captação do seu retorno através de um aparelho parecido com um otoscópio colocado na orelhinha do nenê. É rápido, seguro e indolor.

Este exame pode ser feito ainda no hospital, preferencialmente com o nenê dormindo, a partir de 48 horas de vida, e leva de 5 a 10 minutos. No caso de suspeita de alguma anormalidade, o nenê será encaminhado para uma avaliação otológica e audiológica completa. O Teste da Orelhinha, chamado também de Triagem Auditiva Neonatal, é assegurado por lei e todos os bebês devem fazer, para saber se está tudo bem com a audição. Assegure-se com o seu pediatra, de que seu bebê fez o teste.

O que é o Teste do Coraçãozinho

O Teste do Coraçãozinho é um exame feito ainda na maternidade entre 24 e 48 horas após o nascimento. É um teste rápido e indolor que leva menos de 5 minutos para ser realizado. É usado um aparelho chamado oxímetro que, através de um sensor (pulseira), mede o nível de concentração de oxigênio no sangue, idealmente igual ou superior a 95%. As verificações são feitas no braço e na perna do bebê. Se a quantidade de oxigênio estiver baixa ou se o existir uma diferença grande entre as medições do braço e da perna, o bebê pode apresentar algum problema cardíaco e outros exames deverão ser feitos para confirmar o diagnóstico.

O que é o teste do pezinho

O Teste do Pezinho é um exame laboratorial, realizado em recém-nascidos, com o objetivo de detectar precocemente doenças genéticas, metabólicas e infecciosas. Por ser realizado através de amostras de sangue coletadas do calcanhar do bebê, o exame ficou popularmente conhecido como Teste do Pezinho.

É um procedimento simples, que não traz riscos à criança. Com apenas uma gota de sangue retirada do pé do recém-nascido, preferencialmente entre o 3º e o 5º dia de vida, é possível detectar doenças graves que podem interferir no desenvolvimento do bebê. Quanto mais cedo as doenças forem identificadas e tratadas, maior a possibilidade de evitar sequelas nas crianças.

O teste é capaz de diagnosticar doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, garantindo o tratamento precoce e impedindo complicações como atrasos neuropsicomotores e mentais. Além disso, os exames ainda podem destacar patologias mais graves de maneira precoce. Existem algumas opções de escolha para o Teste do Pezinho a ser realizado : Master, Plus, Ampliado e Básico. O seu pediatra indicará a melhor opção de exame de acordo com cada paciente.

A seguir algumas das doenças detectadas através do teste do pezinho.

  • Hipotireoidismo Congênito

  • Fenilcetonúria

  • Anemia Falciforme e outras hemoglobinopatias( doenças que afetam o sangue)

  • Hiperplasia Adrenal Congênita

  • Fibrose Cística, Galactosemia

  • Deficiência de Biotinidase

  • Deficiência de Glicose-6-Fosfato Desidrogenase

  • Toxoplasmose Congênita

  • Sífilis

  • Citomegalovirose

  • Doença de Chagas

  • Rubéola

O teste é gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e deve ser realizado em todos os recém-nascidos

Fontes: SBP e AAP


Posts Destacados
bottom of page