top of page

As dúvidas mais comuns sobre CONSTIPAÇÃO


Que pistas devo estar atenta para saber se meu filho é constipado ?

Sempre é importante que observemos o comportamento do bebê, estes sinais podem ser sugestivos de constipação:

Ele está excessivamente irritado?

Ele está vomitando mais que o habitual?

Os hábitos intestinais dele mudaram drasticamente?

Seu cocô está muito duro ou contem sangue?

Contorce-se tentando fazer cocô sem sucesso por mais de 10 minutos?

Ele está suficientemente hidratado?

Ele está recebendo leite de vaca antes dos 12 meses?

Quantas vezes por dia meu bebê deve fazer cocô?

A frequência dos movimentos intestinais varia muito de criança para criança. Uns podem evacuar a cada refeição, outros, por volta das três a seis semanas, quando alimentados exclusivamente ao seio podem evacuar uma vez por semana. Isto ocorre por que eles absorvem tão bem o leite materno que sobra muito pouco resíduo para ser eliminado como cocô.

A cor e consistência do cocô também variam da manhã para noite, logo a única preocupação dos pais é na higiene do bebe, pois o resto funciona praticamente sozinho.

O bebê que estiver utilizando formula infantil já tem um comportamento um pouco diferente e deve evacuar pelo menos uma vez ao dia, fezes não endurecidas e não deve ter dificuldades para isto. Lembramos que o leite de vaca é totalmente contra indicado em crianças abaixo de 12 meses. Sempre devemos usar formula infantil em substituição do leite materno para estas crianças

Que medicação posso dar para o meu filho que não faz cocô todos os dias ?

Primeiro, é importante que avalie se ele realmente tem dificuldade de fazer cocô ou se os hábitos intestinais dele são normais. Sempre é bom conversar com o pediatra do seu bebê, pois ele poderá avaliar se existe um problema que precisa de medicação ou se estamos falando de uma criança com hábitos intestinais normais. O manejo da constipação geralmente não necessita de medicações, portanto não use nada por conta própria e converse com o pediatra.

É verdade que formula infantil endurece o cocô?

Esta é uma pergunta frequente no dia-dia do consultório: “Quando eu iniciar formula infantil o cocô do meu bebe vai endurecer? E vai ficar com prisão de ventre?”

A bem da verdade, isto é folclore. Lembramos que a melhor opção para o bebê sempre será aleitamento materno. Quando for indicado algum tipo de alimento para seu filho em substituição ao aleitamento materno sempre será melhor substituí-lo por formula infantil. O uso de leite de vaca, ainda muito comum nos nossos dias, para crianças abaixo de 12 meses de idade é totalmente desaconselhado. O leite de vaca, sim causa constipação e prisão de ventre nas crianças. As formulas infantis atuais evoluíram dramaticamente para oferecer segurança e nutrição adequada para os bebes, tornando as proteínas do leite mais fáceis de digerir.

Mas por que então temos alguns bebes com constipação?

Alguns bebês, por características individuais, são mais propensos a constipação. Às vezes estamos oferecendo líquido suficiente, frutas com alto teor de fibras e mesmo assim eles têm alguma dificuldade para evacuar. Não existe formula infantil que cause constipação. É muito comum ouvirmos “A marca ‘ tal’ eu não posso usar, pois o Pedrinho usou e o cocô ficou duro”. Certamente, esta é uma característica individual do Pedrinho o que não quer dizer que se seu filho usar a mesma marca terá as mesmas dificuldades. Atualmente inclusive existe formulas infantis específicas para facilitar a evacuação de crianças como o Pedrinho. Sem dúvida depois do leite materno as formulas infantis são muito mais seguras para o uso no seu bebê.


Posts Destacados
bottom of page