top of page

Criando vínculo com seu bebê


Nasceu!!! Depois de tanta espera, finalmente você poderá pegar seu bebê no colo e curti-lo. Se você tiver um parto tranquilo, poderá passar a primeira hora ou mais segurando, acariciando, cheirando e olhando seu bebê. Como os bebês geralmente são alertas e muito receptivos logo após o nascimento, os pesquisadores definem este momento como muito importante para formação do vínculo mãe-bebê.

As primeiras trocas de contato visual, sons e toques entre vocês são parte de um processo chamado vínculo, que ajuda a estabelecer as bases para sua relação como pais e filho. Embora leve meses para aprender o temperamento e a personalidade básicas do seu filho, muitas das principais emoções que sentem por ele podem começar a se desenvolver durante este breve período imediatamente após o nascimento. À medida que você olha para ele e ele olha de volta, seguindo seus movimentos e talvez até espelhando algumas de suas expressões, você pode sentir uma onda de proteção, admiração e amor. Isso faz parte do processo de apego.

No entanto, também é bastante normal se você não tiver sentimentos extremamente calorosos pelo seu bebê logo de início. O trabalho é uma experiência, por vezes, desgastante e sua primeira reação ao nascimento pode ser uma sensação de alívio que, finalmente, acabou. Se você está exausta e emocionalmente esvaziada, você pode simplesmente querer descansar. Isso é perfeitamente normal. Relaxe até que a tensão do trabalho de parto diminua e depois curta o seu bebê. O vinculo não tem limite de tempo.

Além disso, se o seu bebê tiver que ser levado para o berçário imediatamente para atendimento médico, ou se você for sedada durante o parto, não se desespere. Você não precisa se preocupar que seu relacionamento será prejudicado porque você não se "ligou" durante esta primeira hora. Você pode e vai amar seu bebê igual, mesmo que você não tenha sido capaz de assistir seu nascimento ou mantê-lo pertinho imediatamente depois. Seu bebê também ficará bem, tão apaixonado e conectado por você como você por ele. Parabéns, a aventura está apenas começando.


Posts Destacados
bottom of page