Prisão de ventre e constipação intestinal
O termo prisão de ventre é comumente usado como sinônimo de constipação. É definido como a dificuldade de evacuar adequadamente. Os padrões de habito intestinal variam muito de criança para criança, podendo ela evacuar varias vezes ao dia ou evacuar a cada 4 ou 5 dias quando amamentada exclusivamente ao seio. Vale lembrar que a imensa maioria das constipações são funcionais, ou seja, são normais sem doença associadas.
Então como saber se meu filho é constipado ou não? A melhor maneira de termos esta certeza é com o acompanhamento periódico com seu pediatra, pois ele poderá orientá-lo de como prevenir e manejar a constipação. Mais importante que o numero de evacuações diárias é como elas se apresentam. Fezes amolecidas, duras, difíceis, volumosas, com sangue ou dolorosas?
São possíveis sinais de constipação :
· Em um recém nascido, fezes firmes menos de uma vez ao dia.
· Em uma criança maior fezes firmes e compactas
com 3 ou 4 dias de intervalo entre as evacuações
· Em qualquer idade fezes grandes duras e secas associadas a evacuações dolorosas
· Episódios de dor abdominal que aliviam após evacuações
· Presença de sangue nas fezes
· Perda involuntária das fezes
A tendência à constipação parece ser familiar, podendo iniciar-se na infância a estabelecer-se como padrão para vida. Podendo piorar se a criança não estabelecer hábitos evacuatórios adequados. A retenção de fezes acontece mais comumente entre os dois a cinco anos de idade quando a criança esta experimentando independência, controle e retirada de fraldas
Tratamento:
Constipações leves ou ocasionais podem ser manejadas com facilidade.
· Manutenção do aleitamento materno sempre que possível
· Na necessidade de outro leite, NUNCA usar leite de vaca abaixo de um ano de idade. Alem de provocar mais constipação, não e recomendado para esta idade.
· Lembramos que a Formula infantil alem de mais adequada ao seu filho, não provoca mais constipação.
· Se seu filho já esta recebendo alimentos sólidos é interessante adicionar alimentos com alto teor de fibras como ameixa, damasco, peras, vegetais assim como alimentos integrais.
· O aumento da ingesta de água também ajuda bastante.
· Em caso de mais difícil solução o pediatra deve ser procurado pois existem soluções para este tema. Jamais usar medicações sem orientação médica.
Prevenção
É importante que saibamos os hábitos intestinais de nossos filhos como o tamanho e a consistência das fezes o numero de evacuações diárias, que tipo de alimento que modifica este padrão. Com isso qualquer modificação no habito nos permite reorganizar a rotina da criança.
Uma dieta rica em fibras e uma boa quantidade de água diária mantêm um hábito intestinal saudável. Na época de retirada de fraldas a partir de dois anos a necessidade de controle da criança muitas vezes provoca constipação. Para que a retirada de fraldas seja tranqüila e sem traumas é preciso ficar atento a pequenos sinais que a criança transmite e nos dá a certeza que já está pronta para esta etapa. Para estabelecer uma “rotina da evacuação” a criança deve ser estimulada a sentar no vaso (com assento redutor e apoio para os pés) ou penico diariamente, de preferência sempre no mesmo horário.
Caso estejam enfrentando alguma dificuldade neste processo uma boa conexão com o pediatra permite ajustes no rumo deste processo.