top of page

Vacina para Hepatite B


A Academia Americana de Pediatria (AAP) recomenda que os bebês recebam a primeira dose da vacina contra hepatite B até 24 horas após o nascimento Os recém-nascidos saudáveis devem receber sua primeira dose de vacina contra hepatite B nas primeiras 24 horas de vida para melhorar sua proteção contra a doença persistente e potencialmente fatal, de acordo com uma declaração de políticas de saúde da Academia Americana de Pediatria. A hepatite B é uma infecção viral que ataca o fígado e pode causar doenças agudas e crônicas. A infecção crônica ao longo da vida pode levar ao dano no fígado, insuficiência hepática, câncer de fígado ou mesmo a morte. Os recém-nascidos podem adquirir esta infecção no nascimento se uma mãe estiver infectada com o vírus da hepatite B. A vacina contra a hepatite B administrada após o nascimento é altamente eficaz na prevenção da infecção do recém-nascido.

"Esta é a primeira vacina que um bebê recebe", disse Flor Munoz, co-autora da declaração e membro do Comitê de Doenças Infecciosas da AAP . "É importante que nenhum recém-nascido deixe o hospital sem receber a vacina. Incentivamos os pediatras a informar as mães grávidas sobre a necessidade de seus bebês receberem a dose de nascimento da vacina contra hepatite B". A declaração da AAP recomenda que todos os recém-nascidos medicamente estáveis com um peso mínimo de nascimento de 2000 gramas recebam a vacina no prazo de 24 horas após o nascimento.

Muitos adultos com esta infecção são assintomáticos ou ficam doentes e nem sabem que carregam o vírus. É contagiosa e os adultos podem transmiti-la enquanto cuidam de uma criança após o nascimento". A primeira dose é altamente eficaz na prevenção da infecção de mãe a bebê quando administrada nas primeiras 24 horas, afirma o relatório. Recomenda-se depois realizar as séries de vacinas de hepatite B de 3 ou 4 doses, 98% dos bebês saudáveis obtêm imunidade total ao vírus. A vacina é bem tolerada em lactentes.

As recomendações da AAP incluem: Identificar e tratar as mulheres grávidas que testaram positivo para a infecção por hepatite B antes do parto.

Comunicar o estado da mãe em relação à hepatite B no momento do nascimento e documentar o estado materno nos prontuários médicos do recém-nascido.

Para lactentes nascidos de mães negativas de hepatite B: administre a vacina a todos os bebês que pesam mais de 2000 gramas nas primeiras 24 horas de vida. Se o peso ao nascer for inferior a 2000 g, administre a vacina no prazo de um mês ou no momento da alta hospitalar - o que ocorrer primeiro.

Para bebês nascidos de mães positivas para hepatite B: administre a primeira dose de vacina contra hepatite B e imunoglobulina hepatite B ao nascimento, independentemente do peso ao nascer ou outras comorbidades.

Todo o pessoal envolvido em cuidados recém-nascidos deve receber informações atualizadas sobre recomendações e procedimentos relativos à vacina contra hepatite B.

Posts Destacados
bottom of page