top of page

Vacinas e suas reações


Em um estudo de revisão foi encontrado que repetir imunizações de vacinas que deram muitos efeitos colaterais é seguro: A maioria dos eventos adversos não se repetem com a mesma frequência.

Os pacientes que têm reações adversas a determinada vacina provavelmente não terão repetição do mesmo problema após a revacinação. A vacinação de uma segunda e terceira vez é segura para a maioria dos pacientes, de acordo com o estudo "Risco de Recorrência de Eventos Adversos Após a Imunização: Revisão Sistemática", publicado no Pediatrics , revista pediatrica americana de setembro de 2017 . Os pesquisadores analisaram 29 estudos que apresentaram o resultado da revacinação de pacientes que sofreram um efeito adverso após a imunização. Eles descobriram que o risco de recorrência de efeitos graves, como anafilaxia e convulsões, era de aproximadamente 1 por cento, embora a pesquisa sobre esses pacientes fosse limitada. A repetição de reações mais moderadas, como diminuição do apetite, vômitos, febre, sonolência e reações alérgicas variou de 4 a 48 por cento, e as recorrências foram geralmente menos graves ou similares ao episódio inicial. Os autores do estudo concluíram que as reimunizações são seguras na maioria dos pacientes.

Como os pacientes que apresentam reações severas muitas vezes recusam imunizações futuras, há informações limitadas sobre eles .Estudos que estimem o risco de recorrência específico da vacina e preditores de recorrência são necessários para informar os médicos e pacientes. Caso tenha acontecido com você, converse com seu pediatra.

Não deixe de se vacinar, o risco é bem maior

Fonte : Academia Americana de Pediatria

Posts Destacados
bottom of page