top of page

Escolhendo um berço para seu filho


Talvez o maior objeto de desejo quando sabemos que estamos esperando um filho é a aquisição do berço do bebê. O quarto e o berço devem ser super seguros, pois o berço e - uma vez que ele se torna independente - seu quarto são os ambientes onde ele primeiro testará seus limites, sem supervisão direta na maior parte do tempo. Para manter o caminho limpo, seu entorno deve estar livre de armadilhas e perigos tanto quanto possível. Verifique se todos os móveis cumprem os requisitos de segurança e são apropriados para a idade do seu bebê. Isto é especialmente importante quando você está usando peças antigas compradas ou adquiridas como presentes. Os berços antigos, por exemplo, podem parecer bonitos, mas o espaçamento entre as barras raramente se ajusta ao padrão atual de 6 centimetros ou menos, que se destina a tornar impossível que a cabeça de um bebê fique presa. Além disso, o acabamento pode incluir camadas antigas de tinta à base de chumbo. No Brasil, a certificação de berços deve obedecer às normas técnicas da ABNT (NBR 15860) e do Inmetro (NBR 15860-1 e 15860-2).

Como escolher um berço seguro

- As barras devem ter espaçamento de no maximo 6 cm entre elas.

- O colchão deve ser firme e não deve afundar com o peso do seu bebê. O colchão deve ser de espuma e não plastificado. A densidade recomendada para criança pequenas é D18, plano, duro, não deformável. Deve caber confortavelmente, sem espaço entre ele e as paredes do berço.

- A altura das laterais do berço (medida desde a parte de cima do colchão) deve ter pelo menos 70 centímetros. Baixe o estrado do berço periodicamente à medida que seu filho cresce.

- As cabeceiras e os pés devem ser sólidos, sem recortes e pontas agudas.

- Os protetores de berço podem parecer uteis para ajudar a proteger bebês contra batidas e solavancos, mas não devem ser usados ​​em berços. Estes representam um risco de sufocação e estrangulamento. Além disso, bebês mais velhos podem usá-los como degrau para sair do berço.

- Mantenha o berço o mais “limpo possível”. Almofadas, edredons volumosos e cobertores pesados ​​não pertencem a um berço, pois o bebê pode se sufocar debaixo deles.

- Coloque o berço longe das janelas, onde a luz solar direta pode incomodar seu bebê. Certifique-se também de que não há cordas de persianas ou cortinas próximas, que podem envolver o pescoço do bebê.

- Uma vez que seu filho tenha cerca de 95 cm de altura, ele deve começar a dormir em uma cama. Se você está preocupado com ele cair da cama, você pode começar com o colchão no chão.

Lembrando que o bebê deve dormir de barriga para cima, mas não precisam de apoio extra, como de cobertores enrolados ou dispositivos comerciais, para mantê-los de costas.

Materiais pesados, como estes, aglomeram o berço e podem ser perigosos para um bebê.

É perigoso cobrir o bebê, se for necessário usar uma coberta, deve estar na altura do peito para baixo e presa firmemente nas laterais e pé do berço. Pijamas inteiros com pezinhos ou saquinhos de dormir são alternativas mais seguras.

Cuidado com o móbile! Prenda-o firmemente ao berço, numa altura tal que não possa ser alcançado e puxado pelo bebê, principalmente quando ele começa a sentar. Caso contrário, pode servir de apoio para a criança se levantar – com o risco de feri-la ao se quebrar.

Adaptado da Academia Americana de Pediatria e Sociedade Brasileira de Pediatria

Posts Destacados
bottom of page