top of page

Urticária na infância


O que é urticária aguda?

É uma doença em que a pele fica avermelhada, quente, muitas vezes em relevo e acometida de lesões que podem desaparecer rapidamente, ou durar até 48 horas, sem deixar sequelas. A curta duração e o fato de não descamar ajudam no diagnóstico. Portanto, são lesões transitórias, que aparecem repentinamente, com muita coceira. Podem acometer qualquer parte do corpo.

Estima-se que em torno de 10 a 20% da população poderá apresentar urticária pelo menos uma vez na vida.

Quais as principais causas de urticária?

Algumas das principais causas de urticária são:

Causas alérgicas (alimentos, medicações, plantas e picadas de insetos);

Urticárias físicas (frio, calor, vibração, solar, água);

Urticárias por verminoses, infecções virais ou bacterianas.

Quais os alimentos que mais causam urticária?

O leite de vaca, principalmente nos dois primeiros anos de vida, é um dos alimentos mais apontados como desencadeante de alergia, provavelmente em face do seu uso precoce em quantidade elevada. Também são causadores frequentes de alergia alimentar: ovos, peixes, camarão, trigo e amendoim.

O chocolate, tão frequentemente acusado de causar alergia, raramente é confirmado como o responsável pela urticária.

Urticária a medicamentos

Devemos considerar que qualquer medicamento pode provocar urticária, dependendo da sensibilidade individual de cada paciente. Dentre os que mais provocam, destacam-se a penicilina, a sulfa e os anti-inflamatórios.

Urticárias por infecções e verminoses

Várias doenças podem apresentar urticária, entre elas a amigdalite, hepatite B, viroses, giardíase e ascaridíase. Nestes casos, tratando a infecção ou a verminose, o quadro da urticária regride.

Qual o tratamento recomendado?

O tratamento da urticária implica na identificação e afastamento do agente causal, o que nem sempre é possível. Medicamentos para alívio dos sintomas, principalmente antialérgicos por via oral, auxiliam no conforto da criança. Nesse caso seu pediatra poderá determinar o tratamento bem como a prevenção de próximas crises.

Fonte: SPRS

Posts Destacados
bottom of page