O que os pais devem saber sobre a saúde bucal do bebê
Quando deve ser a primeira visita ao odontopediatra?
Ao aparecer o primeiro dente de leite ou até o primeiro aniversário de vida, o bebê deve visitar preventivamente o odontopediatra e as visitas seguintes serão agendadas de acordo com a necessidade de cada bebê. A avaliação da saúde bucal aos seis meses de idade é recomendada pela Academia Americana de Pediatria (AAP) e pela Academia Americana de Odontopediatria
A AAP recomenda a repetição da avaliação da saúde bucal aos 12, 18, 24 e 30 meses e 3, 4, 5 e 6 anos
Por que a escolha de um odontopediatra e não o dentista da família?
O odontopediatra é o profissional preparado para cuidar de crianças desde cedo, com conhecimento técnico e abordagem psicológica adequada ao atendimento de bebês, crianças e adolescentes.
O aleitamento materno é importante para a saúde oral?
Sim, amamentar estimula o desenvolvimento oral e facial, contribuindo para a evolução natural da deglutição, respiração, mastigação e fala.
Devo começar a limpar a boca antes de aparecerem os dentes de leite?
No bebê com aleitamento materno e sem a presença de dentes não é necessário fazer a limpeza, porque o leite materno protege toda a boca.
Quando deve aparecer o primeiro dente de leite na boca?
Normalmente inicia entre o sexto e oitavo mês de vida, mas alguns bebês podem adiantar ou atrasar esse processo.
Alguns bebês podem já nascer com dente, ou mesmo surgir dentes nos primeiros vinte e oito dias de vida. Nestes casos, o exame e a radiografia odontológica são fundamentais para avaliar se é preciso remover o dente ou se é possível mantê-lo.
Por volta dos 2 anos, a criança deve ter os vinte dentes de leite.
Quando devo começar a higiene oral do bebê?
Quando aparecer o primeiro dente de leite.
Como devo fazer a higiene oral?
A limpeza dos dentes, gengiva e língua deve ser feita com uma escova de dentes infantil com movimentos delicados e sem pressa. Atenção na hora de escolher a escova. O tamanho da cabeça da escova deve ser proporcional à boca do bebê ou da criança, e com cerdas (extra) macias.
Deve-se usar pasta de dentes nos bebês? Que quantidade?
Recomenda-se usar pasta de dentes infantil fluoretada, com concentração de flúor em torno de 1.100 PPM, em pequena quantidade.
Como medida de segurança, recomenda-se:
Bebês e Crianças que não sabem cuspir: quantidade igual 1 grão de arroz
Crianças que sabem cuspir: quantidade igual 1 grão de ervilha . Isto é muito importante pois geralmente usamos uma quantidade muito maior!!
Caso a criança esteja escovando os dentes somente porque está vendo os pais escovarem, neste momento não deve usar a pasta.
Precisa usar o fio dental?
Somente quando os dentes forem muito juntos, criando espaços em que as cerdas da escova não conseguem alcançar.
Com que frequência devemos fazer a higiene oral dos bebês e crianças?
A higiene oral com pasta de dentes fluoretada nos bebês e crianças deve ser realizada duas vezes ao dia: após o café da manhã e antes de dormir, à noite.
A criança pode escovar os dentes sozinha?
Até os seis anos de idade recomenda-se que a higiene oral seja realizada pelo responsável. A partir desta idade, a criança pode escovar sozinha, porém sempre com a supervisão de um adulto.
Devemos estar atentos a alguns fatores de risco, que quando presentes podem nos levar ao odontopediatra mais cedo!!
● Aleitamento prolongado ou alimentação de mamadeira (> 12 meses) ● Consumo freqüente de bebidas açucaradas e lanches seguidos ● Uso prolongado de um copo intermediario ao longo do dia ● Uso de mamadeira na hora da cama, especialmente com bebidas adoçadas ● Insuficiente exposição ao flúor ( aguas não fluoradas) ● Placa visível nos dentes da frente superior ● Falhas no esmalte dos dentes
Baseado em texto da Associação Brasileira de Odontopediatria