top of page

O que é dermatite atópica?


Dermatite atópica é uma doença crônica e alérgica da pele, caracterizada por coceira intensa. As lesões se localizam principalmente na face, em crianças menores de 2 anos, e nas dobras (superfícies flexoras) dos membros inferiores e superiores, em crianças maiores.

Toda a pele é sujeita à secura generalizada (ressecamento), mesmo nas regiões poupadas de lesões. Quase 50% dos pacientes com dermatite atópica têm história familiar da alergia.

Em que idade começa a dermatite atópica?

Em geral na infância: em 49 a 75% dos pacientes inicia-se aos 6 meses de idade. Aos 5 anos, 80 a 90% dos pacientes têm a doença. Em seguida, ela tende a diminuir e a incidência cai para 10 a 15% na idade de 14 anos.

Quais são as características que podem indicar pior evolução?

• História familiar de dermatite atópica;

• Início antes de 1 ano de idade;

• Acometimento de áreas extensas da pele;

• Associação com asma ou rinite alérgica;

• Sexo feminino.

Como é feito o diagnóstico da dermatite atópica?

O diagnóstico é feito através exame físico do paciente e da associação deste com a história familiar. Não há exames de laboratório que sejam definitivos. A principal característica é a coceira, mas a distribuição das lesões auxilia no diagnóstico.

Outras características incluem: acentuação das linhas abaixo das pálpebras inferiores (prega atópica), escurecimento periorbital (olheiras alérgicas), pele com textura áspera de lixa e assadura nos lábios.

Quais são os desencadeantes comuns de surto de dermatite atópica?

Irritantes, alérgenos, sabões, detergentes e amaciantes de tecido. Os surtos também podem ser desencadeados por infecções, tensões emocionais e roupas oclusivas.

Que recomendações devem ser feitas quanto alteração do meio físico?

Extremos de calor ou frio devem ser evitados. Clima quente com umidade moderada é o recomendável para a maioria dos pacientes.

As roupas devem ser leves e não oclusivas. Roupas de algodão são o mais recomendado (menos irritantes que poliéster e lã).

Como é tratada a dermatite atópica?

O tratamento deve incluir as medidas gerais para evitar os irritantes da pele. Recomenda-se o uso de cremes hidratantes específicos e, criteriosamente, de anti-inflamatórios no local das lesões. Para diminuir a coceira, pode ser indicado o uso de antialérgicos por via oral.

Que medidas devem ser tomadas para a proteção da pele?

• A hidratação deve ser feita por meio de banhos de água morna e curta duração (15 a 20 minutos).

• Deve-se evitar o excesso de água quente e as imersões prolongadas.

• Utilize sabonetes e xampus neutros.

• Farinha coloidal de aveia pode ser adicionada ao banho para amenizar a coceira.

• Cremes hidratantes devem ser aplicados imediatamente após o banho para reter a hidratação.

• Loções que contêm álcool devem ser evitadas.


Posts Destacados
bottom of page