top of page

Quatro maneiras simples de fazer seu filho pequeno ir para a cama


Enquanto os pais sonham com noites tranquilas mesmo sabendo que seus filhos podem ter uma noite de inquietude ocasional, uma criança pré-escolar que não quer ir para a cama pode ser um problema sério. Algumas crianças tem dificuldade de permanecer na cama, enquanto outras se recusam literalmente a ir para cama. Felizmente, existem algumas maneiras para que uma criança em idade pré-escolar consiga deitar na boa.

Tenha uma hora de dormir definida

A chave para uma boa noite de sono (para você e seu filho) é a rotina. Um horário de sono deve ser empregado todos os dias. Seu filho precisa aprender que sua hora de dormir chegou, independente do filme da televisão, se tem chuva ou "passarinhos" na janela. Aquela hora é sagrada, e nenhuma "desculpa de ultima hora" irá mudar.

Introduza o "desaquecimento" O tempo de desaquecimento é um período que começa uma hora antes da hora ideal de dormir do seu filho. Afaste seu filho das atividades estimulantes como televisão e mídias eletrônicas. Permita que ele realize tarefas que o faça relaxar. Ler um livro, ou contar uma história é uma maneira clássica de preparar uma criança pequena para a cama. Idealmente, o tempo de desaquecimento ocorrerá no quarto do seu filho.

Como lidar com uma criança "persistente"

Se o seu filho chora chamando por você ou se levanta durante a noite, você precisa ser firme mais uma vez. Retorne seu filho para cama dele quantas vezes for necessario. Tranqüilize-o com uma voz calma. Diga-lhe que é hora de dormir e que ele terá muito tempo para brincar amanhã. Não estimule muito a criança ou discuta com ela - você não quer que ele chore pela atenção no futuro.

Recompensar o bom comportamento Quando seu filho conseguir ficar na cama por uma noite inteira, faça elogios e diga que esta muito orgulhoso dele. É provável que seu filho se levante menos à noite ao saber que está sendo valorizado pelo seu comportamento. Tente evitar usar o quarto como lugar de punição. Você não quer que seu filho pré-escolar associe a ida para a cama com comportamentos indesejáveis. Se você for persistente com esses passos simples, seu filho estará dormindo toda a noite em pouco tempo.

Não podemos esquecer que, muitas vezes, nós é que gostamos que nossos filhos durmam em nossa cama, mas também precisamos vencer este desafio.

Fonte: Adaptado de Parents.com


Posts Destacados
bottom of page