top of page

Cuidados com o sol


O sol, verão ou inverno, exige cuidados .

O CÂNCER DA PELE é o tipo de câncer mais comum no Brasil e no mundo. É causado principalmente pela exposição ao sol, e faz as células da pele se reproduzirem de forma anormal. Quanto mais exposição, maior o perigo. O câncer da pele pode matar.

AS MARCAS DO SOL :

  • O câncer da pele é o tipo de câncer mais comum no mundo hoje e vem crescendo como uma epidemia. Existem 3 tipos de cânceres da pele; deles, o mais agressivo é o MELANOMA.

  • Os raios ultra-violeta são responsáveis por mais de 90% dos casos, além de 80% dos cânceres da pele aparecerem em áreas do corpo expostas ao sol. Além disso, os efeitos prejudiciais do sol não desaparecem junto com o bronzeado. Seu efeito é cumulativo (por toda vida!). podendo o câncer surgir anos mais tarde.

  • A maior parte da exposição ao sol durante o ciclo de vida ocorre antes dos 20 anos. Portanto, ensine às crianças desde cedo a se protegerem do sol.

  • Qualquer pessoa pode ser atingida pelo câncer da pele, sendo a ocorrência mais frequente em pessoas de pele e olhos claros. Quanto maior o número de sinais, maior o risco.

  • Se não detectado a tempo, o câncer da pele pode resultar em desfiguramento e até em morte. Mas se descoberto e tratado precocemente, os índices de cura atingem praticamente 100%.

O AUTOEXAME

DURANTE O AUTOEXAME DEVEMOS PROCURAR :

  1. Sinal que tenha aumentado de tamanho. Especialmente se ultrapassar 6 mm de diâmetro (parte posterior de um lápis);

  2. Sinal que tenha mudado de cor, seja muito preto ou tenha diferentes tons de coloração;

  3. Sinal com contorno irregular ou denteado.

  4. Marca ou mancha de nascimento que mude de tamanho, de espessura ou de textura.

  5. Mancha ou lesão que continuamente coce, doa, escame ou sangre.

  6. Ferida que não cicatriza há mais de três semanas.

  7. Bolinha ou mancha clara ou rosada que cresça progressivamente.

  8. Sinal que apareça depois dos 21 anos.

COMO EVITAR O CÂNCER DA PELE

  1. Evite expor-se ao sol principalmente entre as 10 e as 15 horas.

  2. Use protetor solar com fator de proteção 15, UVA-UVB (contra os raios ultra-violeta A e B). Mas se a sua pele for muito clara, propensa a queimaduras, ou com muitos sinais, utilize fatores gradativamente maiores. Ele deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição ao sol ou ao mormaço. Reaplique a cada duas horas, ou após nadar ou suar em excesso. Protetor solar pode ser usado a partir de 6 meses de idade

  3. Use camiseta de algodão, em cores claras, chapéu , viseira, óculos escuros e guarda-sol de lona.

  4. Areia, água, concreto e neve refletem raios solares para a sua pele. Nestes locais, mesmo à sombra, não está garantida a proteção.

  5. Evite o bronzeamento artificial. Os raios ultra-violeta emitidos por quaisquer destas lâmpadas são semelhantes aos do sol, aumentam o risco de desenvolver câncer da pele e também causam envelhecimento precoce.

  6. Feito regularmente, o auto-exame pode salvar sua vida. Examine todo o seu corpo, dando atenção especial a mudanças em sinais ou manchas. Identificando alguma anormalidade, procure um médico

Posts Destacados
bottom of page